Search the IMDb

terça-feira, setembro 26, 2006

WTC [2006]


Crew
Oliver Stone - Director
Moritz Borman - Producer
Debra Hill - Producer
Michael Shamberg - Producer
Stacey Sher - Producer
Andrea Berloff - Screenwriter
Seamus Mcgarvey - Cinematographer
Craig Armstrong - Composer (Music Score)

Cast
Nicolas Cage - John McLoughlin
Michael Pena - Will Jimeno
Maggie Gyllenhaal - Allison Jimeno
Maria Bello - Donna McLoughlin
Stephen Dorff - Scott Strauss
Jay Hernandez - Dominick Pezzulo
Mike Shannon - Dave Karnes



Comentário
O que dizer sobre este filme? De facto apraz-me dizer muito pouco. É verdade, o filme está bem filmado, os actores estão competentes, a história, óbviamente, é apelativa, a intensidade dramática é de facto bem cozinhada por Stone, enfim um produto tipicamente Hollywoodesco.

E é esta característica que me parece interessante, porque de facto. Este WTC é o culminar do processo de redenção do conhecido bad boy da realização americana, que ao longo destes anos chocou e despertou velhos fantasmas americanos.

Filmes como "Salvador", "Talk Radio", "Nascido a 4 de Julho", "JFK", "Platoon", iniciaram o percurso de um homem que procurou despertar as consciências americanas através do conflito e da provocação.

Já com este WTC, Stone não exorcisa este fantasma, e aqui duas abordagens poderão ser possíveis: este não é passivel de ser exorcisado ou Stone não possui as capacidades necessárias ao exorcismo.

Julgo que estamos perante um misto dos dois aspectos, ou seja, por um lado será muito dificil a um americano nos tempos próximos (sem o necessário distanciamento histórico que Stone teve nos seus outros projectos) conseguir ter uma abordagem que fuja ao natural patriotismo e á saudável exaltação da coragem dos seus, por outro lado, Stone, não me parece claramente o homem para essa futura tarefa. E isso é evidente neste película, a forma óbvia como Stone se deixa levar para o sentimento fácil, como os próprios estereotipos são deixados livres no enredo, reforçam essa minha percepção de que de facto após o terrível "Alexandre" este "WTC" veio mostrar que o velhinho Stone está morto dando lugar a mais um Spielberg "wanna be".

E assim, já disse muito, embora de facto pouco sobre o filme em si. Deixem-me então reamatar, filme bem dirigido, com bons actores, com lamechice a preceito, bem comportado e acima de tudo, muito previsivel. Uma história assente, aqui talvez a única surpresa, numa interação entre McLoughlin e Jimeno e respectivas familias, tão diferentes mas no fundo tão iguais, ou seja como todos nós nascidos no Iraque ou nos estates.

Concerteza que daqui a uns bons aninhos veremos uma ou mais abordagens deste trauma americano coloridas com outro tipo de cores e não tão monocromática como esta obra de Stone se apresenta.

Ahhmmmm

Sem comentários: