Search the IMDb

terça-feira, junho 13, 2006

Curse of Lola [2005]




Cast
Francis NG
TIAN Yuan

Crew
Directed - LI Hong



Comentário
Da China chegam-nos ventos de mudança.Se olharmos para o plot desta pequena preciosidade, dificilmente revemos o tipíco filme oriental.Uma "prima dona" bailarina agoniza mortalmente no seu camarim, após uma noite de estreia esplendorosa, perante o olhar horrorizado e feliz da bailarina aspirante que a ir substituir.

Assim começa o filme, com esta ambiguidade que estará sempre presente ao longo de toda a película. A beleza da bailarina marcada pelo seu passado infantil traumático, a beleza do bailado marcado pelo sangue das suas estrelas, a beleza do amor entre um homem e uma mulher marcados pelo desânimo. Tudo nos parece irremediavelmente perdido e ao mesmo tempo belo.

É gravitando em volta desta dimensão de contrastes que a realizadora vai construindo uma teia de beleza e suavidade que nos faz ver que não estamos perante um filme de suspense, mistério e crime mas sim perante uma bela história de amor irremediávelmente condenada.
Esta é uma obra que nos mostra claramente a nouvelle vague de realizadores que estão a emergir na terra do Sol Nascente. Movimentos de camara lânguidos, enquadramentos demorados, fotografia límpida, tudo isto são características comuns do cinema europeu e que este filme parece ter bebido e depurado de forma excelente.

A sensualidade de Tian Yuan preenche todo o filme, um score lindíssimo que enquadra de forma perfeita a melancolia dos personagens, cenas de bailado de uma beleza esfusiante, um Francis Ng poderoso e quase perfeito, enfim um filme que tinha tudo para merecer um soptlight muito mais destacado do que aquele que infelizmente vai ocupar á sombra das grandes produções ocidentais.

E no final de tudo isto o que temos? Um belo ensaio sobre o amor, mas não sobre aquele amor tão propagado no cinema mainstream, não, o outro lado do amor, o lado negro, o lado que julgamos existir, que desdenhamos, que tememos mas acima de tudo que tudo daríamos para alcançar durante um minuto que fosse nesta nossa vida luminosa.


Sem comentários: