Search the IMDb

quarta-feira, junho 14, 2006

L'Ivresse Du Pouvoir [2006]



Cast
Isabelle Huppert
François Berléand
Patrick Bruel
Robin Renucci
Maryline Canto

Crew
Claude Chabrol - Director / Screenwriter
Patrick Godeau - Producer
Odile Barski - Screenwriter
Eduardo Serra - Cinematographer




Comentário
Na minha opinião Chabrol é a par de Benson o realizador françês mais mainstream do actual cenário artistico françês.

E digo isto, não numa perspectiva negativa, mas pelas formulas usadas por este na grande maioria dos seus filmes; histórias apelativas e simples, bons ritmos narrativos, personagens relativamente unidimensionais e sempre com a preocupação de manter o expectador na senda do enredo.

No entanto, ao contrário de Benson, Chabrol nunca se conseguiu libertar totalmente das sua raízes de cinema europeu, e este "Comédia do Poder" é talvez o filme em que Chabrol ensaia um regresso puro e duro á velha escola francesa, e aos seus bons velhos tempos.

Julgo que esta tentativa saiu no entanto um pouco gorada ao velho mestre françês, o enredo apresenta-se desconexo, confuso, os diálogos incorentes, a tensão sexual supostamente latente Tia e Sobrinho resulta como um contraponto desadequado á relação aparentemente frustrada entre marido e mulher.

O que resulta neste filme? Muito pouco, uma Hupert a passear o seu charme inteligente e sedutor de luvas vermelhas (referência ao processo "mãos limpas"?), pelo plateau, mas sem parceiro de brilho que a acompanhe; e uma temática muito actual, a corrupção dos supostos poderosos pelos supostos oprimidos, mas que infelizmente Chabrol não conseguiu imprimir o devido dinamismo.

Sendo assim temos um filme hibrido que pretende ser algo que não consegue e uma história que navega sem rumo até a um destino certo. Ah, referência para o trabalho mais uma vez excelente do grande E. Serra na fotografia.

Sem comentários: