Search the IMDb

sexta-feira, junho 23, 2006

Meet the Fockers [2003]



Cast
Robert De Niro - Jack Byrnes
Ben Stiller - Greg Focker
Dustin Hoffman - Bernie Focker
Barbra Streisand - Roz Focker
Blythe Danner - Dina Byrnes

Crew
Jay Roach - Director / Producer
Robert De Niro - Producer
Jane Rosenthal - Producer




Comentário
Bem, nem sei por onde começar, o filme é uma desgraça, mau muito mau, previsível, inundado de clichés, piadas “à Malucos do Riso”, personagens estupidamente maniqueístas, enfim um daqueles produtos típicos para rentabilização de sucesso anterior, e Hollywood sempre foi muito profícua nessas situações (meu deus como foi possível aqueles Matrix 2 e 3?)

O recurso rebuscado das piadas com os animais, agora nesta segunda versão com o complemento de um cão para garantir o já nosso conhecido Gato (just in case), resulta insuficiente.

Nem mesmo a inenarrável utilização de outro cliché das comédias americanas o sempre garantido bebé (por falar disso, assim de repente não me lembro de ver sketches com bebés nos mestres Monty Python) consegue salvar o pacote
E ainda por cima o realizador resolveu dar uma de educador das massas e ensinarmos o que está bem e o que está mal na educação dos nossos filhos.

De facto, custa ver actores com o gabarito de Robert de Niro ,agora numa de ganhar uns trocos, fazer repetidas sequelas de filmes que até na sua versão primeira resultaram muito bem (vide “Analyze this” e “Meet the Fockers”) prestarem-se a este tipo de papeis sem o mínimo de respeito pelo seu passado. Money talks.

Já nem falo de Dustin, ou até mesmo de Ben Stiller, actores que claramente são capazes do melhor e do pior, no caso do Ben, do piorzinho mesmooooo.

E no fim de contas é uma pena, porque a prequela deste filme havia resultado como uma comédia extremamente agradável e divertida, com momentos cómicos extremamente bem conseguidos, com o confronto Robert de Niro / Ben Stiller a proporcionarmos momentos hilariantes.

Desta vez o filme perde-se em tentativas infrutíferas de recopiar os sketches do seu antecessor (o gato puxador de autoclismo, o circulo da verdade, o passado CIA do Sogro, o ex namorado ainda apaixonado mas bronco que nem uma porta, e a lista continua) o problema é que esse filme já vi, e uma vez tem graça, depois ...

Enfim, o americano Jay Roach, cujo maior contributo para o nosso divertimento havia sido as séries Austin Power, na minha opinião acabou por se deixar levar pelo caminho mais fácil; porquê? Vá-se lá perceber.

1 comentário:

... disse...

Eu gostei bastante, apesar de ter gostado mais do 1.